Sobre Nós
O CATA – Centro de Apoio ao Trabalho Ambulante é um espaço físico localizado no centro de Belo Horizonte (Rua dos Tupis, 962 – Centro), destinado à articulação, apoio e organização das trabalhadoras e trabalhadores ambulantes, informais, autônomos e camelôs. É um espaço gerido por trabalhadoras e trabalhadores, em conjunto com as Brigadas Populares e com a Intersindical – Central da Classe Trabalhadora.
Funciona como ponto de apoio aos trabalhadores de rua de diversos segmentos (caixeiros, fruteiros, pipoqueiros, entre outros). Entre as atividades já desenvolvidas estão: guarda de instrumentos e produtos de trabalho (carrinhos de pipoca, veículos de tração humana e m ercadorias); espaço de reuniões; espaço de geração de renda (venda e distribuição de mercadorias).
O Centro de Apoio ao Trabalhador Ambulante surge de um contexto de resistência à exclusão histórica que os(as) ambulantes sofriam em Belo Horizonte. O ano de 2017 é marcado pelo início de uma Operação Urbana Simplificada, na qual a retirada dos trabalhadores das ruas é colocada em prática com um verdadeiro aparato de guerra. A partir daí, surge a necessidade de organização dessa classe para que, de forma articulada, possam resistir aos avanços da política excludente adotada pela Prefeitura e ocupar as ruas.
Essa resistência histórica por parte das trabalhadoras e trabalhadores ambulantes já vinha sendo construída há décadas, em BH e outras capitais. Por isso, a necessidade ainda mais urgente de apoiar e colaborar na organização e estruturação de um espaço que sirva como formação, apoio estrutural e político na cidade.
- disponibilização de um espaço seguro e acessível para a guarda dos equipamentos;
- assessoria jurídica;
- formação de alternativas de finanças solidárias para os afiliados.
